terça-feira, 30 de junho de 2009

PODER EMPRESARIAL EN MISIÓN INTEGRAL - E-book para download

*


PODER EMPRESARIAL EN MISIÓN INTEGRAL
Heinz Suter - Marco Gmür

Um excelente e-book (em espanhol) para você baixar. Disponibilizado gratuitamente pela missão Povos Muçulmanos Internacional (http://www.pminternacional.org/portugues.asp)*, este e-book fala sobre estratégias para alcançar os não-alcançados, usando oportunidades empresariais e profissionais, ao estilo dos 'fazedores de Tenda'. Negócios a favor de missões, por missões e para missões. São 130 páginas, em PDF.

Para baixar o e-book, Clique Aqui.

*No site da Missão há ainda outros e-books missionários, para download gratuito, em português e espanhol.

Dicas de livros missionários - Chamado Radical, de Bráulia Ribeiro

img_largura

Você já sentiu um forte chamado, um desejo que rasga suas veias e uma vontade irresistível de servir a Deus sem levar em conta distância, tempo ou fronteiras?

Chamado Radical narra a emocionante história da autora, que, aos dezessete anos, abraçou o desafio de se embrenhar na selva amazônica, com a Bíblia na mão e uma idéia na cabeça, para falar de Deus nos lugares mais longínquos do país.

E, mais do que descrever experiências incomuns, engraçadas e cheias do cuidado de Deus, Bráulia Ribeiro propõe uma reflexão sobre a evangelização de grupos sociais paralelos. Até que ponto suprimimos a liberdade desses grupos? Até onde podemos chegar sem “cortar suas raízes” e como perceber se estamos seguindo os caminhos de Deus ou nossos próprios caminhos?

Se você está pronto para uma “aventura” como esta ou precisa de mais orientação sobre como achar o melhor caminho a ser trilhado, é hora de ler Chamado Radical.

Resenha extraída do blog da BASE - http://blogdabase.wordpress.com/

Link para o livro na loja virtual da editora: http://www.ultimato.com.br/?pg=show_livros&util=1&registro=416

sábado, 27 de junho de 2009

19 o. CONGRESSO da União Nacional Evangélica de Saúde

Ser Sal e Luz nos Hospitais e Consultórios

"Saline Seminar"
*
Preletores Internacionais
dr. Cris Steyn
dr. Bob Snyder



DATA: 9 a 10 de julho de 2009 - das 9 às 17 horas
LOCAL: Hospital São Paulo – Anfiteatro R. Napoleão de Barros, 735– 15o andar – V.Clementino/ SP

Maiores informações no blog: http://www.unes2009.blogspot.com/

Afinal, para que existimos?

*
Bookworm Art Print

O VALOR de um livro (R$ 30,00) pode ser muito ÚTIL a um missionário na África. Nada contra livros, absolutamente - falo de PRIORIDADES.


No Twitter - http://twitter.com/sammisreachers

terça-feira, 23 de junho de 2009

Vídeo e informações sobre o avanço do Islã

*
Mesquita em Paris


Clique neste link para o Youtube e assista a um excelente (e perturbador) vídeo feito pela PIB de São José dos Campos, sobre o avanço do Islamismo no mundo:
http://www.youtube.com/watch?v=oRVAqb1Ga64


E se lhe parecer pouco, visite o site (em espanhol) Islamización de Europa – EURABIA: http://alianzacivilizaciones.blogspot.com/, e veja com riqueza de informações como o Islã tem avançado no Velho Continente.

Temas que exigem atenção, reflexão, oração e ação.


domingo, 21 de junho de 2009

Missões na África: Curso para igrejas

*

A MIAF (Missão para o Interior da África) está disponibilizando para sua igreja um curso que trabalha com várias informações sobre o trabalho de evangelização na África, abordando temas como:

* Base Bíblica de Missões
* Antropologia Missionária no contexto Africano
* Povos não alcançados na África
* As Culturas e Religiões Africanas
* Princípios da Missão Integral na Perspectiva Africana
* Os desafios da evangelização no continente Africano.
* Oportunidades de ministério na África através da MIAF

Através deste curso você ampliará seus conhecimentos a respeito do trabalho missionário na África, poderá despertar a visão missionária em sua igreja e incentivar novos vocacionados para o ministério.

Intro África é um curso interativo que utiliza vídeos, powerpoints, grupos de discusão e muito mais!

Entre em contato conosco para mais informações: info@miaf.org.br
Tel.: (43) 3357-1200

Maiores informações também no site da Missão: http://www.miaf.org.br/

sexta-feira, 19 de junho de 2009

De quem é a missão?

*
Carlos Caldas

Há um aspecto que, conquanto muito importante, nem sempre tem sido devidamente considerado pela igreja. A questão é: a quem pertence a missão?

A resposta mais comum é a que diz ser a igreja proprietária da missão. Daí falar-se tanto em “missão da igreja”. No entanto, um cuidadoso exame da questão à luz de fontes criteriosas e equilibradas de teologia de missão mostra que a missão não é da igreja. A missão é de Deus. Vem de Deus. Missiólogos usam a expressão latina missio Dei para referir-se à missão, que tem origem no Deus Triúno.

O resgate do conceito bíblico-teológico da missio Dei é de importância transcendental para a igreja contemporânea. A perda desta noção traz graves prejuízos para a vida da igreja. Quando a igreja se julga a senhora da missão, acontece uma mudança desastrosa: ela deixa de se preocupar com sua organicidade (ser corpo de Cristo) e concentra-se em ser uma estrutura pesada e burocrática, voltada para si mesma, não raro dominada por política eclesiástica nociva. Quando a igreja se imagina dona da missão, seus líderes não se preocupam em servir, mas em brigar por espaço, poder, influência e dinheiro na denominação. Na verdade, em vez de ser senhora da missão, a igreja é serva; e como serva deve viver. Quantas vezes, pela ausência desta visão, líderes denominacionais preocupam-se mais com a sua própria glória do que com a glória do Deus senhor da missão!

Não é difícil imaginar quantas e quão radicais mudanças podem acontecer na vida do corpo de Cristo desde que haja plena compreensão de que a missão é de Deus e a igreja é serva desta missão. Um único exemplo: quanto do orçamento de uma igreja, seja em nível “micro” (uma comunidade local), seja em nível “macro” (uma denominação), é destinado à manutenção de uma “máquina” eclesiástica? E quanto desse orçamento é efetivamente destinado ao cumprimento da missão integral da igreja no mundo? Muito provavelmente gasta-se mais com a manutenção do culto e com o marketing da própria igreja e seus líderes do que com a missão propriamente dita. Tal não acontecerá se a igreja compreender-se serva da missão de Deus no mundo.

Esta triste situação pode (e precisa!) mudar. Basta que as igrejas e seus líderes entendam algo muito simples, mas com implicações tremendas: a missão pertence a Deus. Nas palavras de Timóteo Carriker, “a missão, antes de ser da igreja, é missio Dei. Esta perspectiva nos guarda contra toda atitude de auto-suficiência e independência na tarefa missionária. Se a missão é de Deus, então é dele que a igreja deve depender na sua participação na tarefa. Isso implica uma profunda atitude de humildade e de oração para a capacitação missionária, uma dependência confiante em Deus...”

Tal perspectiva da dinâmica da missão nos guarda, por uma lado, contra uma identificação completa dos programas missionários das denominações e agências missionárias com o propósito e missão global e integral de Deus. O povo de Deus reflete, apenas parcial e imperfeitamente a missio Dei.

Não há dúvida de que ser instrumento nas mãos de Deus para o cumprimento da missão integral no mundo é um imenso privilégio. A compreensão de que a missão é de Deus é necessária para que a igreja recupere sua humildade. Além de ser um privilégio, é uma honra para a igreja ser serva desta missão. Afinal, o modelo maior da igreja é aquele que “não veio para ser servido, mas para servir”. E o servo não é maior que seu senhor...

Carlos Caldas é doutor em ciências da religião e diretor acadêmico do Centro Evangélico de Missões, em Viçosa, MG. (Texto extraído do site http://www.ultimato.com.br)

via http://www.ejesus.com.br/

terça-feira, 16 de junho de 2009

LOTTIE MOON: a missionária que morreu de fome


Hoje é comum a gente ver missionárias solteiras. Nem sempre foi assim. E elas tiveram que lutar muito pela igualdade.
Uma das que mais batalharam por este direito foi a norte-americana Lottie Moon.
Na faculdade, teve uma marcante experiência religiosa durante uma série de conferências, lembrada por ela com as seguintes palavras:

– Fui ao culto para criticar e voltei ao meu quarto para passar a noite em oração.

Pouco tempo depois, em plena guerra civil, ela se formou no grupo das cinco primeiras mulheres do sul dos Estados Unidos a completarem um curso superior. Logo após a morte de sua mãe, a irmã mais nova, Edmonia, foi nomeada como missionária na China. No ano seguinte, Lottie foi atrás.
A irmã não agüentou o trabalho e voltou. Lottie continuou na China.
Isso a deixou muito deprimida. Nessa época, recebeu uma carta de um antigo namorado, propondo que se casassem e fossem atuar como missionários no Japão.
Ela pensou muito e concluiu que era melhor continuar na China.
O trabalho não ia bem. Seu desejo era `andar entre os milhões’ como evangelista. Não foi o que aconteceu. Como era mulher, acharam que só podia ser professora. Ela protestou, bem ao seu estilo:
– Relegar as mulheres a tais papéis é a maior insensatez das missões modernas. Desejo levar o Evangelho ao maior número de pessoas que eu possa alcançar. Não posso fazer, ao mesmo tempo, o trabalho da escola e o do interior. (...) Se posso optar entre escola e evangelização, prefiro as aldeias.
Por fim, depois de 12 anos na China, mudou-se para outra cidade, para um trabalho pioneiro de evangelização. Não foi fácil. Como método e para não escandalizar o povo, tornou sua casa uma espécie de centro de reunião. Deixou de comprar comida estrangeira, acostumou-se com a comida chinesa e passou a se vestir à chinesa também. Essa identificação foi a chave do sucesso. Cinco anos depois, foram batizadas cinco pessoas por um missionário especialmente convidado. Lottie dividia o tempo entre duas cidades. Em Ping-tu evangelizava diretamente e em Tengchou treinava novos missionários.
Mas havia uma outra frente missionária: eram as cartas, sempre sinceras e desafiadoras, que mandava para os batistas dos Estados Unidos, especialmente a mulheres.
Por meio dessas cartas, sugeriu que as mulheres fizessem uma semana de oração e oferta para as juntas missionárias:

– Será necessário dizer por que deve ser preferida a semana antes do Natal? Não é esta época festiva, quando os membros de uma família e os seus amigos trocam presentes em memória da Dádiva oferecida no altar do mundo para a redenção da raça humana, o tempo mais apropriado para que consagremos uma parte, quer da abundante riqueza, quer da extrema pobreza, às boas novas de grande alegria para todo o mundo.
A resposta foi pronta. As mulheres se mobilizaram. A oferta é até hoje muito importante para o sustento da obra missionária dos batistas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. A cada natal são levantados mais de dois bilhões de reais; é o que os americanos chamam de `Oferta de Natal Lottie Moon’.
Quase ao final de sua vida, essa missionária teve que enfrentar uma outra batalha. A China e o Japão declararam guerra. A cidade onde Lottie morava estava bem no centro do conflito.
Assim, um dia, ao chegar em casa, descobriu um grande buraco na parede de seu quarto. Era a bala de um canhão que passara por cima de sua cama, para cair no quintal.
Nem por isto deixou de dormir em sua casa, chamada de
`Pequena Encruzilhada’.
A situação foi ficando difícil. Em meio à guerra, os crentes começaram a ser perseguidos. Lottie teve que fugir para o Japão. Seu desejo era voltar. E ela o fez, para enfrentar uma outra e última batalha.
A China estava sendo assolada pela varíola, pela seca e pela fome. As escolas tiveram que ser fechadas. Centenas de crentes morreram. Lottie fez tudo o que pôde; deu todo o dinheiro que possuía. Deprimida pelo que via diariamente, ficou sem comer. Logo ficou também doente.
Quando o médico chegou, descobriu que Lottie Moon estava morrendo de inanição. Seus colegas providenciaram uma passagem de volta para os Estados Unidos, acompanhada de uma enfermeira.
Era tarde demais. Ela morreu no navio, aos 72 anos de idade, já na costa do Japão. Seu martírio foi diferente dos de Policarpo de Smirna e Balthasar Hubmaier. Como estes, no entanto, morreu como conseqüência do seu compromisso de ser fiel até à morte.
O jornal de missões do seu país escreveu: `Lottie Moon era o melhor homem entre os nossos missionários’.
Os batistas e a igreja em geral devem muito a essa defensora da igualdade entre homens e mulheres e dessa impulsionadora do espírito missionário.


PRINCIPAIS MOMENTOS
Nome: Charlotte (Lottie) Diggs Moon
Nascimento: 1840
Países: Estados Unidos e China
Cidades: Tengchou, Ping-tu
Morte: 1912
Forma: inanição (fome)

PENSAMENTOS
“O que as mulheres que vão para a China desejam é oportunidade e liberdade para realizar o maior trabalho possível. (...) O que as mulheres têm o direito de exigir é a perfeita igualdade”.

“A simples justiça exige que as mulheres tenham igualdade de direitos com os homens nas reuniões e na conduta do trabalho missionário”.

“Não pode haver certamente alegria maior do que salvar almas”.

“O mundo é o campo e onde quer que haja um lar para ser transformado ou uma alma a ser redimida, há trabalho para a mulher que quer servir a Cristo”.

Israel Belo de Azevedo
http://www.prazerdapalavra.com.br/

via blog da Missionária Kelem Gaspar - http://www.missionariakelem.blogspot.com/

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Conferência Missionária em Florianóplois - Missão Zero



* Palestrante: Carlos Queiroz (Pastor da Igreja de Cristo no Brasil. Professor de Missiologia e Realidade Brasileira no Seminário Teológico de Fortaleza. Autor dos livros: Eles herdarão a terra, As Faces de um Mito - A fascinante história de um Cabra de Deus na Terra do Sol e Ser é o bastante)

Valor: R$ 70,00 (5 refeições mais a hospedagem no sábado, dia 20/06;
É preciso trazer roupa de cama, banho e cobertores.)

**********

Prezados Irmãos,
Graça e paz!

Comunicamos que CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA E CELEBRAÇÃO DOS 20 ANOS DA MISSÃO ZERO, Tema: VOCAÇÃO, com o P. Carlos Queiroz foi transferida para os dias 27 e 28 DE JUNHO em FLORIANÓPOLIS juntamente com o ENCONTRO DE LIDERANÇA LEIGA DO MOVIMENTO ENCONTRÃO.

Em Cristo,
Marco Juarez Robinson


quinta-feira, 11 de junho de 2009

Idéias criativas para promover Missões em sua igreja

*

Introdução : Para que queremos ser criativos? Quem é a fonte de nossa criatividade? “Em Deus faremos proezas”(Sl. 108: 13).

Deus é a nossa fonte de criatividade, é Ele quem vai nos mostrar o que temos que fazer para sermos “Promotores de Missões”.

Idéias para você utilizar em Missões na sua Igreja:

• 5 minutos missionários (telejornal, teatro, etc.);
• Conferência Missionária (adotar um missionário);
• Fazer na EBD um momento missionário;
• Dia do Missionário;
• Dar as informações sobre o missionário e sua família e pedir durante algum culto que escrevam para eles (compor a carta com pequenos trechos de cada um);
• Vídeos missionários;
• Arrecadar livros, para missionários;
• Ler cartas de missionários na Igreja;
• Fazer um mural missionário na Igreja;
• Correio Missionário na própria Igreja;
• Concurso de música com tema sobre missões (estilos variados);
• Separar alguns dias para orar e jejuar por missionários (Relógio de Oração);
• Não se prender ao culto de missões;
• Fazer lembretes com imã de geladeira (modelo: “mantenha acesa a chama de missões”);
• Convidar representantes de comitês ou agencias missionárias, e missionários.

*Sugestão de leitura: Do chamado ao Campo, Osvaldo Prado, Ed. SEPAL.

“Não há missões sem amor, nem amor sem atitude. Ame e se envolva com missões.”

Fonte: CFM Igreja do Nazareno (adaptado).

sexta-feira, 5 de junho de 2009

AJUDE MISSIONÁRIOS!

*
Texto publicado originalmente no blog da União de Blogueiros Evangélicos
____________________________________

Pablo Picasso

“A menos que a Igreja seja mobilizada, o mundo inteiro não poderá ser alcançado. Esta mobilização só verá o resultado do seu esforço tornar-se realidade se efetivamente existir uma operação conjunta do Povo de Deus.”

John Stott

Amado irmão, você gostaria de ajudar missionários? Ajudar diretamente? Orando, escrevendo-lhes palavras de ânimo, contribuindo financeiramente para o avanço do Evangelho? Preparamos uma pequena lista com endereços de blogs e sites pessoais de missionários brasileiros, que estão neste exato momento em ação em diversos campos espalhados pelo mundo. E a cada membro da UBE, fazemos o convite: Conheça, se envolva, contribua!

Família Matioli (Quênia, na África) - http:// www.familiamatioli.com.br

Leonardo e Jonara Gonçalves da Silva (Peru) – http:// www.projetopiura.blogspot.com

Pr. Henrique Davanso (Albânia) – http:// www.projetoalbania.blogspot.com

Família Buchmanns (Guiné Bissau) - http://www.freewebs.com/timoteobachmannfamily/

Missionário Rubens e família (Senegal) - http://www.missionfleursendesert.com.br/

Ezequiel e Janaína (Moçambique) - http://www.levantateafrica.com

Emeric Ernest Vasváry (Escócia) - http://emericmarcie.blogspot.com/

Rodrigo Allan Ildefonso (Venezuela) - http://missoesvenezuela.blogspot.com/

Família Iud (Peru) - http://familiayud.wordpress.com/

Sílvia e Laura Octaviano (África do Sul) - http://www.silviaelauranaafrica.blogspot.com/

Fábio Diniz (Sibéria, Rússia) - http://www.fabiodiniz.com

Olimpio Tiberio (JOCUM Sibéria, Rússia) - http://www.ywamsiberia.org/focartasnoticiasdasiberia.html

Missionário Eliezer Neto (Piauí) - http://aguavivaparaosertao.wordpress.com

Missionária Kelem Gaspar (está construindo uma escola de Missões no Pará) – http:// www.missionariakelem.blogspot.com

Fredson e família (missionários entre os pescadores no sul da Bahia) – http:// www.fredsons.blogspot.com

Silvany Luiz da Silva (sertão do Rio Grande do Norte) - http://www.prosertao.com.br


Vale lembrar que há muitos e muitos outros missionários atuantes, que não possuem blog ou site pessoal, mas que também precisam de sua ajuda. Uma boa fonte de informações sobre missionários brasileiros é o tradicional site UniãoNet ( http://www.uniaonet.com/), mantido pelo abnegado irmão Yrorrito. Se você quer informações missionárias, vale a pena assinar a newsletter dele.
Outra dica é buscar diretamente nos sites de Missões e Agências Missionárias (a maioria das grandes denominações brasileiras possui um órgão dedicado a Missões). No blog Veredas Missionárias (http://www.veredasmissionarias.blogspot.com/) está reunida uma excelente lista de links missionários, para páginas de Agências, Missões, missionários e uma gama de temas relacionados.

Uma questão importante: há muitos missionários que estão em países onde é grande a perseguição aos cristãos. A situação em alguns casos pode ser tão perigosa que eles (os missionários) evitam veicular informações sobre a obra realizada diretamente na internet, com medo de serem ‘encontrados’ pelos aparelhos repressores desses países, através de sites de busca como o Google. Por isso, meu caro blogueiro, caso você venha a se deparar com informações sobre irmãos que estão em ação em países assim (em sua grande maioria países muçulmanos, mas também alguns budistas e comunistas), evite divulgar DIRETAMENTE em seu blog tais informações.

Nós da UBE somos uma família de mais de 3.000 membros. Vamos mostrar a nossa força, e mostrar fazendo a diferença na obra primordial da igreja, que é o cumprimento da Grande Comissão. A frase já clássica sobre Missões nunca deixará de ser verdadeira:

Missões se fazem com os pés dos que vão, com os joelhos dos que ficam e com as mãos dos que contribuem.

Assuma sua posição como membro útil do maravilhoso Corpo de Cristo, e de mãos dadas avancemos!

Sammis Reachers

terça-feira, 2 de junho de 2009

Pescando Pescadores - Conheça a Missão MEAP


“Eles pescavam mas não conheciam o Mestre dos pescadores, até o dia em que chegaram uns pescadores de homens, então a história mudou."

Em 1986 nasceu a MEAP (Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores), com a missão de comunicar o evangelho de Cristo, plantando igrejas entre os pescadores artesanais do Brasil. Uma minuciosa pesquisa identificou mais de 2.000 comunidades sem o evangelho ao longo dos 8.000 km de nosso litoral. Era início de 1990 e dois importantes resultados foram colhidos. O primeiro foi parceria com várias igrejas, que ajudaram a alcançar as ilhas, plantando novas igrejas. De acordo com a necessidade de cada comunidade, foram nascendo creches, escolas, centros de alfabetização, cursos de capacitação profissional e programas de alimentação e de saúde integral, com médicos e dentistas voluntários trabalhando com prevenção, tratamento e compartilhando testemunhos de relacionamento com Deus. Surgiram ainda projetos de perfuração de poços, construção de casas aos mais pobres e vários outros.

O segundo resultado foi mobilização de muitas igrejas que, por si só e embaladas pelo Espírito de Salvação, largaram sua zona de conforto e invadiram as ilhas e costeiras mais remotas, levando graça e vida por onde passaram e treinando líderes locais onde permaneceram. Quase 1.600 vilas de pescadores artesanais receberam o evangelho nos últimos 18 anos! Restam aproximadamente 400 comunidades a serem alcançadas, quase todas ao redor da ilha do Marajó. Para suprir esta necessidade a MEAP pretende formar, em Janeiro de 2006, sua última base ao longo da costa brasileira (em Macapá-AP). Depois disto se unirá àqueles que têm trabalhado na árdua e tão necessária tarefa de levar o evangelho integral às mais de 30.000 comunidades ribeirinhas de nossa pátria.

Cada cristão brasileiro tem a responsabilidade de unir-se a um projeto missionário e cumprir sua parte na evangelização do Brasil. A MEAP oferece oportunidade ímpar aos que desejam fazê-lo.”

Artigo de Márcio Garcia, pastor e diretor executivo da MEAPMissão Evangélica de Assistência aos Pescadores - http://www.meap.org.br

Este artigo foi tirado da Revista Evangelizar número 04 “Brasileiros não Alcançados”. Para fazer sua assinatura é muito fácil, ligue para 0800-121-911 e fale com um missionário da AMME Evangelizar. Teremos prazer em atender sua ligação.

Fonte: http://www.evangelizabrasil.com

Escola de Treinamento e Discipulado - JOCUM Ponta Grossa


07 de Agosto de 2009 - Duração de 5 meses

Maiores informações em: http://www.jocumponta.com.br/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...